Kenner Caixeta | Corretor de Imóveis | Creci MGF-025045

8 coisas que você precisa saber antes de comprar um imóvel

Se você está pensando em comprar um imóvel, sabe que pode ser uma época emocionante da vida. Você tem tantas opções e escolhas a fazer. Comprar um imóvel é provavelmente uma das maiores escolhas que você fará em sua vida, então pode ser um pouco opressor e um pouco assustador. Por isso, antes de continuar sua busca pela casa perfeita, leia este post com as oito coisas que você precisa saber antes de comprar o imóvel dos seus sonhos.


Procure um corretor de imóveis confiável

Todos nós sabemos que os corretores de imóveis recebem uma redução no preço de venda de uma casa, o que faz com que alguns compradores hesitem em usar um corretor: eles acreditam que isso aumenta o custo geral, mas isso não é verdade. Por isso, lembre-se de que o vendedor, e não o comprador, paga a comissão. Um corretor de imóveis experiente que trabalha para você pode proteger seus interesses e orientá-lo durante o processo de compra – desde a negociação de um preço até a inspeção do imóvel.



Lembre-se de que a compra de um imóvel envolve um contrato


Quando você compra um imóvel, há papéis para assinar. E mais papéis para assinar. Muitos desses papéis – que na verdade são contratos – parecem contratos de compra de uma casa “padrão”, sem espaço para negociação. Mais uma vez, isso não é verdade. Os contratos devem ser negociados. Você não precisa assinar um contrato padrão. Se você quiser mais tempo para revisar sua inspeção, você pode fazer isso parte do negócio. É aí que um corretor de imóveis experiente pode ajudar.


Não compre um imóvel necessariamente para a vida que você tem hoje


Provavelmente, comprar uma casa ou apartamento será um dos maiores compromissos financeiros que você fará em sua vida. Antes de concordar em comprar o que você acha que pode ser a casa dos seus sonhos, considere seus planos de longo prazo. Você está pensando em permanecer no seu emprego atual? Casar? Ter filhos? Portanto, leve tudo isso em consideração.


Olhe além do superficial


É comum que a casa dos seus sonhos tenha aquele cômodo que você já está fantasiando em mudar. É bastante barato consertar problemas superficiais (um pouco de tinta ou papel de parede), mas fazer alterações em cozinhas e banheiros pode ser caro. As pessoas tendem a se concentrar no custo de armários, eletrodomésticos e mobília, mas às vezes se esquecem do custo da mão de obra, que pode dobrar ou triplicar o custo. Isso não significa que você deve desistir de um imóvel que precisa de um conserto significativo, mas você deve levar em consideração esses custos.

Infelizmente, muitos compradores permitem que um pequeno traço superficial influencie sua decisão “devo comprar esta casa?”. Se a casa tem o piso perfeito, mas o papel de parede do banheiro é feio, essa é uma solução que não vai quebrar a negociação. Mas se você se apaixonar por uma casa pitoresca com um lindo jardim paisagístico, mas com muito pouco espaço interno, vai custar mais para você tentar construir um cômodo adicional.


Não se apegue ao preço de compra

O preço de compra é apenas uma peça de propriedade de uma casa: certifique-se de considerar todos os custos associados à sua potencial nova casa. Isso inclui o custo do seguro, taxas de associação de proprietários e impostos imobiliários – dependendo de onde você mora, esses valores podem aumentar rapidamente. 

Finalmente, não são apenas as reformas da casa que podem custar dinheiro: a manutenção também custa. É uma boa ideia fazer perguntas sobre a manutenção de extras, como piscinas, sistemas de refrigeração e edifícios externos. 


Preste atenção à todos os seus sentidos


Ao fazer um tour pelo imóvel que está interessado em comprar, não ignore seus instintos e certifique-se de absorver tudo com cuidado.

Você deve estar atento aos principais indicadores de um problema subjacente e fazer muitas perguntas ao seu corretor. Por exemplo, um piso inclinado pode sugerir problemas de fundação. Se você notar um cheiro estranho ao caminhar por uma determinada parte da propriedade, isso pode significar que há mofo ou bolor presente.


Pesquise a área local. Em seguida, faça mais pesquisas


Não existe isso de ser muito informado quando se trata de comprar um imóvel , portanto, reserve um tempo para saber o máximo possível sobre os bairros que identificou como tendo potencial. 

Converse com seu corretor para ter uma ideia do que está acontecendo na área local. Certifique-se de entender como as propriedades são avaliadas e como isso difere do preço de lista.


Considere os custos silenciosos ou esquecidos


São os custos extras que vão surgir furtivamente e que podem causar algum caos orçamentário sem o seu controle e conhecimento.

Coisas como:


Taxas municipais

Se o atual proprietário pagou as taxas municipais do ano, dependendo de quando você assumir a propriedade, você terá que pagar uma parte.


Imposto

O Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) é uma tributação gerada e cobrada pelo município onde o imóvel está localizado no momento de uma transação de compra e venda. Além disso, o valor dele varia de cidade para cidade, mas normalmente fica entre 2% e 4% do valor do bem. 


Escritura Pública

Elaborada pelo Cartório de Notas, a escritura pública é outro valor extra que deve entrar nos custos de comprar um imóvel. É o documento que comprova a transferência do imóvel de um proprietário pro outro. O valor da escritura pública é tabelado. E varia de acordo com o estado e valor do imóvel.


Registros

O Registro é o ato de declarar quem é o proprietário formal e legal do imóvel. E, ainda, se a propriedade deste bem está sendo transmitida para outra pessoa. É feito no Cartório de Registro de Imóveis, onde são registrados um desses dois documentos: Escritura Pública de Compra e Venda (em caso de compra à vista) ou Contrato de Financiamento do imóvel (em compra financiada). O valor varia de acordo com o estado onde o imóvel está localizado. Portanto, a taxa extra costuma ficar abaixo de 1% do total do bem.

Ao se preparar adequadamente e levar em consideração todas as despesas extras, você não terá nenhuma surpresa desagradável quando se trata de assinar na linha pontilhada.


Conclusão


Por isso, um corretor de imóveis de renome em sua área poderá ajudá-lo a enfrentar as complexidades e os estresses de comprar um imóvel. 

Não tente assumir a responsabilidade sozinho. Em vez disso, deixe um especialista ajudá-lo a encontrar o melhor negócio pelo valor do seu dinheiro.

Compartilhe: